TV Quarto Poder

Dislexia Visual, livro que aborda o cotidiano de uma vida entre Cornélio Procópio e Houston, é a estreia do cronista e escritor Weber Amaral.

Lançamento do primeiro semestre da Kotter Editorial, editora independente de Curitiba, o livro Dislexia Visual traz as crônicas de autor paranaense com deficiência visual.

Dislexia Visual, livro que aborda o cotidiano de uma vida entre Cornélio Procópio e Houston, é a estreia do cronista e escritor Weber Amaral.

Dislexia Visual, livro que aborda o cotidiano de uma vida entre  Cornélio Procópio e Houston, é a estreia do cronista e escritor  Weber Amaral.

 

Lançamento do primeiro semestre da Kotter Editorial, editora independente de  Curitiba, o livro Dislexia Visual traz as crônicas de autor paranaense com  deficiência visual.

 

Paranaense natural de Cornélio Procópio, que mora em Houston (EUA) desde 2015, especialista em tecnologia de informação industrial, formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Weber Amaral lança seu primeiro livro de crônicas, que reflete sobre questões do seu tempo como amizade, família, religião, problemas sociais,  preconceitos e da importância da educação e da leitura, dentro das suas experiências como imigrante, cidadão do mundo e deficiente visual. O escritor convive desde a infância com  uma doença degenerativa nos olhos e a inevitável chegada da cegueira transforma suas  histórias em um palco para uma nova perspectiva da realidade. Dessa forma, seu livro Dislexia Visual é uma leitura inesperada e particularmente lúdica pelo modo que o autor enxerga a vida.

 

Weber Amaral nasceu em 7 de setembro de 1984 na pequena Cornélio Procópio, no norte do Paraná, onde passou toda sua infância e adolescência. Trabalha com Engenharia de Software nos EUA, onde vive com sua Marida, a Carol. Weber convive, desde os seis anos de idade, com uma doença autoimune, vascular e degenerativa nos olhos chamada Pars Planite. Nesta idade, sua visão não passava de cinco por cento e durante toda a sua vida passou por altos e baixos, ora enxergando melhor, ora momentos de cegueira parcial. Logo após se mudar para os Estados Unidos, perdeu totalmente a visão do já muito debilitado olho direito e a desde 2018 tem lidado com uma grande degradação da visão esquerda, até o ponto atual que pode ser considerado cego.

 

Em Dislexia Visual, o escritor conta algumas dessas histórias por meio de crônicas, mostrando como é difícil levar a vida sob a eterna ameaça da perda da visão e de como reagir frente à inevitável chegada da cegueira. O livro se trata de uma obra escrita com a alma e o coração, apresentando problemas da vida real de forma lúdica, carregando, também, um grande ar de crítica social em cada uma das suas crônicas. Antes do livro, Weber já concentrava suas crônicas em um blog, como nome homônimo ao livro, desde janeiro de 2020. Nestes dois anos de Dislexia Visual blog, trouxeram ao autor experiências e contatos com diversos leitores, o que motivou a escolha da quarta capa do livro, que traz comentários de leitores do seu blog.

 

Os eventos de lançamento de Dislexia Visual acontecem em três cidades entre o final do mês de maio e início do mês de junho, com destaque especial para o lançamento na cidade de Cornélio Procópio. Com evento no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde o escritor fez o Ensino Médio e a Graduação, o evento contará com uma pequena palestra do autor, e uma simbólica homenagem a universidade pública que o acolheu e agora o recebe como escritor. Além de sua cidade natal, Weber Amaral passa por Curitiba e São Paulo para o lançamento do seu livro, junto aos seus familiares, amigos e leitores.

 

Dislexia Visual, de Weber Amaral publicado pela Kotter Editorial.

172 páginas.

Disponível em https://kotter.com.br/loja/dislexia-visual-weber-amaral/

Blog: www.dislexiavisual.net

Lançamentos:

27/05 – Curitiba – Jardins Café - Rua Mateus Leme, 4019/São Lourenço - a partir das 18h

31/05 – Cornélio Procópio – UTFPR/Campus Cornélio Procópio – Avenida Alberto

Carazzai, 1640/Vila Seulgling – a partir das 19h

02/06 – São Paulo – Livraria e Café Patuscada - Rua Luis Murat, 40 - Pinheiros / Vila

Madalena – a partir das 19h


 

Envie seu comentário

Publicidades »


Saúde »

Horários de Atendimento em Postos de Saúde e Médicos Disponíveis em Cornélio Procópio - PR

Parceiros »

  • PASTELARIA E SALGADARIA BOM PALADAR
  • ENCADERNADORA PROCOPENSE
  • ANDRÉ CAR
  • SOLAR
  • MARIUNS
  • CLEUZA NOIVAS
  • FESTA FÁCIL
  • Marina Importados
  • LANCHONETE PARADA OBRIGATÓRIA
  • PAULO EDUARDO
  • TROMBINI CAR
  • MECANICA CARDOSO
  • RICARDO LANCHES
  • PANIFICADORA E CONFEITARIA BIG PÃO.
  • SANDRA CONFECÇÕES


Copyright © 2013 Luiz Carlos Amâncio - Direitos Reservados - Desenvolvimento AbusarWEB