O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu à sede da Polícia Federal por volta das 13h40 desta quarta-feira (12) para prestar depoimento no inquérito que investiga um suposto plano de golpe de Estado, denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). O depoimento teve início pouco depois das 14h. A Polícia Federal está investigando o envolvimento de Bolsonaro em uma trama revelada pelo senador em fevereiro deste ano.
De acordo com Marcos do Val, o ex-presidente e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) teriam organizado uma reunião enquanto Bolsonaro ainda estava no cargo, com o intuito de propor ao senador a participação em um plano para derrubar o governo. Na época, o parlamentar afirmou ter participado de um encontro com Bolsonaro e Silveira.
Marcos do Val afirmou que esperava tratar apenas sobre acampamentos com tendências golpistas organizados em apoio ao então presidente. No entanto, durante a reunião, discutiu-se sua participação em um plano que envolvia a tentativa de gravar uma conversa com Moraes, visando obter provas que pudessem levar à anulação do resultado das eleições presidenciais de 2022.