O tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), revelou planos ambiciosos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta segunda-feira, 9 de outubro de 2023. O intuito é repatriar 900 brasileiros de Israel entre terça-feira (10.out) e sábado (14.out). Damasceno destaca que essa missão será a mais grandiosa operação de repatriação já realizada.
Os voos estão programados para decolar de Tel Aviv às 12h, horário de Brasília. Em declarações anteriores, o tenente-brigadeiro havia mencionado que o ponto de partida seria o Aeroporto Internacional Ben Gurion.
Detalhando a operação, o comandante informou que cinco voos serão realizados. Quatro destes voos serão com a aeronave KC-30, cada uma transportando 210 passageiros, somando um total de 840 pessoas. O quinto voo, com o avião KC-390, transportará mais 60 passageiros e está programado para quinta-feira, 12 de outubro.
A motivação por trás dessa grande missão foi esclarecida pelo Ministério da Defesa. A intenção é auxiliar brasileiros impactados pelo recente conflito armado entre Israel e o grupo extremista Hamas. A operação havia sido inicialmente prevista para começar no domingo, 8 de outubro.
As embaixadas estão trabalhando ativamente na definição da lista de passageiros repatriados. A comunicação oficial do governo destacou que a prioridade será para aqueles que são residentes no Brasil. Segundo fontes do Poder360, aproximadamente 500 brasileiros, residentes em áreas afetadas pelo conflito, já procuraram a embaixada em Tel Aviv em busca de apoio.
É um momento histórico de mobilização e solidariedade, com o governo brasileiro tomando medidas significativas para garantir o retorno seguro de seus cidadãos no exterior.