TV Quarto Poder

TRANSPORTE COLETIVO EM CORNÉLIO PROCÓPIO.

PÚBLICO OU PRIVADO?

TRANSPORTE COLETIVO EM CORNÉLIO PROCÓPIO.


                                 Na sessão da nossa Câmara de Vereadores no último dia 11 de Março, apresentamos pedido de informação ao Executivo Municipal perguntando se há interesse na municipalização do transporte coletivo em nossa cidade.

                                Em 2013 já haviamos proposto o debate do tema pois naquela época a Viação Procopense operava, segundo Dorival Bortoto, seu proprietário, com prejuízo de aproximados R$ 40.000,00 por mês. Em reuniões na Câmara e Prefeitura o empresário elencava uma série de motivos. O fato da tarifa não sofrer reajuste por aproximadamente 03 anos, os financiamentos facilitados que possibilitaram a aquisição de veículos por parte da população que era usuária e a implantação do serviço de mototaxi na cidade, dentre outros fatores, que reduziram sensívelmente o número desses usuários enquanto a empresa continuava com seus custos fixos pela necessidade de operar as linhas e cumprir horários.

                               Por outro lado a população reclamava, com razão, da queda da qualidade nos serviços prestados. Horários descumpridos, qualidade dos ônibus, linhas sem o serviço em alguns bairros a partir de determinado horário.

                               Como é praxe na política local os assuntos entram e saem da pauta e da mídia com extrema facilidade, sem que se resolvam os problemas. Estamos então próximos do final desse contrato da empresa com o município e numa área cinzenta. A situação da empresa continua a mesma, os serviços idem e comentários à boca pequena dão conta de eventual interesse na municipalização do transporte coletivo. Foi esse o motivo do nosso Pedido de Informação.

                               Em todoas as cidades de porte médio para cima, especialmente após os movimentos ocorridos ano passado, há o subsídio ao transporte coletivo. Parece palavrão mas é prática recorrente e não devemos fugir do tema pois estamos diante dessa situação. Empresário algum, da Viação Procopense ou de qualquer outra empresa, vai operar com prejuízo. Teremos licitação em meados desse ano e há sim o receio de licitação deserta, sem concoccrentes, desde que mantidas as regras atuais. É nessa situação, no desinteresse das empresas da área, que será aventada a hipótese de municipalizar.

                              Na sessão, quando discutimos a questão, e sem que os vereadores tenham conhecimento técnico para levantar custos operacionais do serviço, avaliou-se que o custo para o municipio, na hipótese de assumir o transporte, ficaria acima de R$ 300.000,00 ao mês, inclusos aí a contratação, via concurso, de motoristas, mecanicos, auxiliares, a manutenção da frota, os combustíveis. Sem contar a aquisição dos ônibus.

                             O empresário Dorival Bortoto alega que o reajuste da tarifa, que não ocorre há 03 anos, seria suficiente para o equilibrio das contas. Sendo real, isso afastaria a necessidade do subsídio para ele ou para qualquer outra empresa que venha participar e ganhar a licitação.

                             Estamos então diante dessas alternativas. Que a municipalização não seja a opção. Pelo custo elevado e a nosso ver, desnecessário e também pelo desemprego que acabaria gerando entre os mototaxistas, que passariam a concorrer com o transporte gratuito pois aqui, ao contrário de outras cidades que municipalizaram, não seria recomendável transporte gratuito apenas em horários de pico. Municipalizado, teriam que ser cumpridos todos os horários pois esse é um conforto exigido pela população.

                            Que todos tenhamos bom senso e racionalidade. O momento exige.


 

Envie seu comentário

Publicidades »


Saúde »

Horários de Atendimento em Postos de Saúde e Médicos Disponíveis em Cornélio Procópio - PR

Parceiros »

  • Marina Importados
  • CLEUZA NOIVAS
  • PASTELARIA E SALGADARIA BOM PALADAR
  • PANIFICADORA E CONFEITARIA BIG PÃO.
  • SOLAR
  • FESTA FÁCIL
  • ENCADERNADORA PROCOPENSE
  • TROMBINI CAR
  • ANDRÉ CAR
  • SANDRA CONFECÇÕES
  • RICARDO LANCHES
  • PAULO EDUARDO
  • MECANICA CARDOSO
  • LANCHONETE PARADA OBRIGATÓRIA
  • MARIUNS


Copyright © 2013 Luiz Carlos Amâncio - Direitos Reservados - Desenvolvimento AbusarWEB